Ir para o conteúdo
23 de março de 2021 às 21h23

Cervejarias devem ser parceiras da pecuária e não inimigas, diz ACNB

Cerveja e carne geram uma riqueza enorme para o país, diz presidente da ACNB

Uma postagem da cervejaria Heineken apoiando o movimento Dia Mundial Sem carne repercutiu de forma negativa no agronegócio. O assunto foi prontamente rebatido também por entidades ligadas à cadeia de carnes, como a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Em um post no seu perfil do Instagram, em tom de resposta à publicação da cervejaria, a entidade ressalta que a carne é a paixão dos brasileiros. A postagem complementa: “Se alimente com saúde, qualidade e sabor: coma carne nelore! A cerveja, escolha a que mais lhe agrada, preferencialmente uma que valoriza o agronegócio”.

O presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar, diz que a entidade teve o cuidado de responder de forma ética à cervejaria. “Quando alguém promove algo contra a pecuária do país que é o maior exportador de carne bovina e o segundo maior produtor, fere a honra dos pecuaristas e também fala contra a economia do país. Imagine o que seria do Brasil sem a pecuária neste momento de pandemia”, questiona.

O dirigente ainda criticou o tom da campanha apoiada pela Heineken e lembrou que a empresa deveria estar ao lado do agronegócio. “Ela produz o produto que mais combina com a carne e por isso acho inadequado,uma empresa que deveria ser parceira do nosso setor agir como nossa inimiga. A junção desses dois segmentos gera uma riqueza enorme para o Brasil”, destaca o presidente da ACNB.

Nabih Amin El Aouar disse que a repercussão do assunto foi maior do que o esperado. A postagem da Heineken, defendendo o Dia Mundial Sem Carne, já acumula mais de 25 mil comentários. Um dia após a polêmica, a empresa buscou se retratar, o que, segundo o presidente da entidade, não funcionou.

Em comunicado, a Heineken disse que a intenção do post apoiando o dia sem carne era mostrar que o produto, por ser feito de ingredientes naturais, também é uma opção para o público vegano. “O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”, diz a nota da companhia.

O dirigente diz que a entidade irá continuar promovendo a valorização da pecuária e da carne nelore no país, com o objetivo de mostrar as potencialidades do setor para o público em geral. “Nós temos diversas campanhas que começaram desde o ano passado. Vamos continuar nesse trabalho para mostrar especialmente aos consumidores o nosso lado nessa história. A pecuária pode ter algumas falhas, mas com certeza os acertos superam os erros”, finaliza El Aouar.

 

17/04/2023 às 18h02

Ovos: diferença entre preços brancos e vermelhos é a maior da série histórica

Mesmo com o fim da Quaresma, os preços dos ovos comerciais continuam subindo em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, sobretudo os dos ovos vermelhos, –

Leia Mais
14/04/2023 às 20h02

Carne Suína : embarques do RS crescem 46,71% em março – ABPA

As exportações de carne de frango e suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) do Rio Grande do Sul totalizaram 130,59 mil –

Leia Mais
14/04/2023 às 16h02

Frango: após recordes em março, exportação começa abril em ritmo intenso

O setor avícola nacional acredita que o desempenho das exportações brasileiras de carne de frango em abril seja parecido com o de março, quando as –

Leia Mais
14/04/2023 às 14h02

Boi: arroba do boi volta a ser negociado acima do valor da carne

Os preços do boi gordo estão mais firmes no mercado paulista. Segundo pesquisadores do Cepea, além da retomada dos envios de carne bovina à China, –

Leia Mais
14/04/2023 às 12h02

Tilápia: firme demanda na quaresma eleva preço da tilápia em março

As cotações da tilápia avançaram em março – trata-se do oitavo mês consecutivo de alta. Esse movimento resultou da demanda aquecida e da oferta restrita –

Leia Mais
14/04/2023 às 10h02

Suínos: preços do vivo têm comportamentos distintos dentre regiões

As movimentações no mercado independente de suíno vivo foram distintas dentre as regiões acompanhadas pelo Cepea nos últimos dias. Nas praças em que a oferta –

Leia Mais
13/04/2023 às 18h02

Carne suína: exportações atingem 27,917 mil toneladas em abril

As exportações de carne suína “in natura” do Brasil renderam US$ 69,872 milhões em abril (4 dias úteis), com média diária de US$ 17,468 milhões. –

Leia Mais
13/04/2023 às 12h02

Carnes: exportação de aves atinge 130,522 mil toneladas em abril

As exportações de carne de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas do Brasil renderam US$ 250,378 milhões em abril (4 dias úteis), –

Leia Mais
13/04/2023 às 10h02

Carne bovina: exportação atinge 22,594 mil toneladas em abril

As exportações de carne bovina fresca, congelada ou refrigerada do Brasil renderam US$ 102,733 milhões em abril (4 dias úteis), com média diária de US$ –

Leia Mais
11/04/2023 às 14h02

Ovos: cotações permanecem estáveis durante a semana santa

As cotações dos ovos seguem estáveis neste início de abril, apesar do pagamento dos salários e da demanda aquecida por conta da Páscoa no último –

Leia Mais